sexta-feira, 28 de maio de 2010
O Robalo
Nome vulgar: Robalo
Nome cientifico: Dicentrarchus labrax
Família: Moronidae
Ordem: Perciformes
Clima: Temperado
Temperatura: 8-24ºC
Olá a todos.
Vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre o robalo, como por exemplo a sua alimentação, reprodução etc...
O robalo é um predador voraz que pode chegar até aos 11 Kg e a medir 100 cm, embora claro pode haver excepções.
Localização:
O seu habitat inclui lagoas, águas costeiras e rios e estende-se a todas as águas em torno da Europa , nomeadamente: a região oriental do Oceano Atlântico, desde a Noruega ao Senegal , o Mediterrâneo e o Mar Negro.
Alimentação:
A alimentação do robalo baseia-se em pequenos peixes e numa grande variedade de invertebrados (camarões, caranguejos, lulas, etc..)
Reprodução:
A reprodução do robalo é entre Janeiro e Março. Para o macho, a maturidade sexual é atingida no segundo ano de vida (23 a 30 cm), e no terceiro ano para as fêmeas (31 a 40).
Até a próxima e boas pescarias.
Fim do dia
Como nunca é demais treinar o lançamento, la montei a cana, streamer na ponta do terminal, e streamer na agua.
Quanto a pesca em si, senti um toque, poderia ser uma pedra, mas eu quero acreditar quer era um robalo, hehe.
No fim do dia dá para tirar umas fotos muito boas aproveitando o pôr do sol.
Eu e o meu amigo Tó
Espero que tenham gostado.
Na proxima vez irei falar sobre o material(cana,linhas,carreto, moscas etc etc) e sobre a especie, e mais a frente sobre a tecnica de pesca
Abraços e boas pescarias
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Primeira saída do ano
Boa tarde.
No ultimo Domingo, a pedido de um amigo, lá lhe fui mostrar um pouco do que seria a pesca a pluma no mar,para o incentivar a ser meu companheiro de pesca no mar e claro lhe mostrar o que seria lançar para essa imensidão que é o mar.
A pesca a pluma no mar é muito ingrata e dura, por vezes podemos passar várias jornadas de pesca sem ter um único exemplar, mesmo que pequeno preso do outro lado da linha. Por isso meus amigos, não há que desistir. Eu tendo os pés dentro de agua, cana na mão já me sinto muito feliz, então se conseguir enganar um robalo, melhor ainda.
Então chegado ao local combinado, meu amigo Carlos lá estava a minha espera, só para dizer que não houve nenhuma captura ( mas fiz uma nova amizade, mais importante que qualquer captura), passamos mais tempo a falar do que a pescar, como diz o meu amigo Alfonso, as vezes aprende-se mais numa esplanada a beber uma cerveja e falando do que estar a lançar e a lançar sem saber muito bem para onde estamos a lançar e o porque.
Foi numa dessas conversas de esplanada com o Alfonso que ele me ensinou muito sobre tecnicas, locais, marés e plumas a utilizar, mas disso falarei noutro momento.
Espero que gostem
Vou começar por me apresentar, chamo-me Emanuel Fernandes, tenho 28 anos e vivo em Vila Nova de Cerveira. Pesco a pluma há sensivelmente 10 anos, e no mar há mais ao menos 2 anos embora tenha poucas saídas de mar
Decidi criar esse blogue pelo simples motivo de pouco haver sobre a pesca a pluma no mar e sobretudo sobre o robalo.
Não pretendo ensinar nada a ninguém porque também sou um principiante no que toca a pesca de mar, quero sobretudo ajudar a iniciar na pesca a pluma no mar, como por exemplo, escolhas de material, locais de pesca etc etc, e claro também mostrar meus relatos de pescarias.
Um abraço e espero que gostem desse blogue e que os ajuda, e claro também gostaria de saber vossas opiniões e criticas