sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Robalo



Nome vulgar: Robalo
Nome cientifico: Dicentrarchus labrax

Família: Moronidae
Ordem: Perciformes
Clima: Temperado
Temperatura: 8-24ºC



Olá a todos.

Vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre o robalo, como por exemplo a sua alimentação, reprodução etc...

O robalo é um predador voraz que pode chegar até aos 11 Kg e a medir 100 cm, embora claro pode haver excepções.


Localização:

O seu habitat inclui lagoas, águas costeiras e rios e estende-se a todas as águas em torno da Europa , nomeadamente: a região oriental do Oceano Atlântico, desde a Noruega ao Senegal , o Mediterrâneo e o Mar Negro.

Alimentação:

A alimentação do robalo baseia-se em pequenos peixes e numa grande variedade de invertebrados (camarões, caranguejos, lulas, etc..)


Reprodução:

A reprodução do robalo é entre Janeiro e Março. Para o macho, a maturidade sexual é atingida no segundo ano de vida (23 a 30 cm), e no terceiro ano para as fêmeas (31 a 40).


Até a próxima e boas pescarias.
















3 comentários:

  1. Olá Emanuel, cumprimentos do Brasil, muito bacana teu Blog!
    A praia foi minha primeira escola pra pesca com mosca e tenho muito apreço pelas técnicas do surf fly fishing.
    Curiosamente meu peixe favorito também se chama robalo porém o nosso(Centropomus spp)nada tem de familiar com o vosso a não ser o nome que foi tomado emprestado... O nome original indigena é "Camorim"!
    Mas, nomes a parte, o que vale é pescar e estar em contato com a maresia!

    ResponderEliminar
  2. Olá Blatt, vocês aí chamam de snook não é?

    Obrigado pelo comentario, ainda estou a começar com o blog mas pouco a pouco ele vai crescer.

    Abraços amigo

    ResponderEliminar
  3. Olá.

    Obrigado pelo seu comentário, eu também pesco em rio, aliás em agua doce é onde pesco mais principalmente a truta e a carpa, mas o mar fascina-me , apesar de as capturas serem bem inferiores.

    Abraço

    ResponderEliminar